e como a capital está agora

 

Brasília, a capital federal, onde estão localizadas as sedes dos Três Poderes, completa 61 anos nesta 4ª feira (21.abr.2021)Foto histórica – Sérgio Lima/Poder360

 

– Brasília comemora 61 anos nesta 4ª feira (21.abr.2021). Apesar da inauguração em 21 de abril de 1960, a história da capital federal começou oficialmente em 19 de setembro de 1956, quando o então presidente Juscelino Kubitschek assinou o documento de sanção da Lei 2.874 de 1956, que determinou a mudança de local e a construção da nova capital federal –antes localizada no Rio de Janeiro (1763-1960).

Juscelino decidiu pela construção de Brasília para que fosse a síntese do seu plano de modernização do Brasil. A transferência da capital federal para o centro país já era idealizada desde o século 19 por José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como patrono da Independência do Brasil. Ele sugeriu, em 1823, a mudança com a ideia de tirar a capital do litoral para protegê-la de eventuais ataques estrangeiros. A proposta, no entanto, ficou esquecida.

Em 1955, na disputa eleitoral, Juscelino prometeu implantar um projeto de desenvolvimento e industrialização do Brasil. Em seu slogan de campanha, ele propôs avançar o Brasil “50 anos em 5”. Após eleito, a construção de Brasília foi o ato mais simbólico do seu projeto de governo.

O projeto da capital é conhecido como “plano piloto” e segue os planos urbanístico de Lúcio Costa (1902-1988) e arquitetônico de Oscar Niemeyer (1907-2012). Os edifícios mais complexos e audaciosos seguiram os projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo.

Vista de cima, a cidade é comumente descrita como um avião. Mas, nos planos de Lúcio Costa a ideia era que parecesse com o sinal da Cruz, dois eixos que se cruzam. Um deles é levemente inclinado e são as ruas que levam às áreas residenciais –Asa Sul e Asa Norte.

O outro é reto. Representa o Eixo Monumental, onde ficam a Torre de TV, a rodoviária da cidade, a Catedral e os prédios públicos.

No fim, estão os monumentos sede dos Três Poderes da República: Judiciário com o STF (Supremo Tribunal Federal), Legislativo com o Congresso Nacional e o Executivo com o Palácio do Planalto.

Veja algumas fotos da construção da capital federal:

As cidades de Brasília obtiveram nos últimos anos investimentos do governo do Distrito Federal na arborização.

Deixe uma resposta

Fale com a gente!