“Check-up do cérebro evitaria mortes”, diz neurocirurgião Paulo Niemeyer

Paulo Niemeyer Filho
(Metrópoles) – Considerado referência nacional na área de neurocirurgia, o médico Paulo Niemeyer Filho defende que os check-ups incluam também exames de imagem do cérebro. De acordo com ele, a prática conseguiria antecipar diagnósticos, como o de um aneurisma, por exemplo, capazes de salvar vidas.

Entre os problemas que necessitam de intervenção cirúrgica no órgão mais complexo do corpo, estão tumores cerebrais, aneurismas e dores crônicas na coluna, além de traumas. O especialista conversou com o Metrópoles, na última terça-feira (22/6), e relatou os avanços médicos na área de neurocirurgia.

Segundo Niemeyer – que é sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer, uma espécie de mudança cultural deveria ocorrer para que as pessoas não perdessem vidas por problemas cerebrais que são tratáveis. Como exemplo, ele cita o caso dos aneurismas: a taxa de mortalidade entre os pacientes que são socorridos depois do rompimento de aneurismas cerebrais supera os 50%. Quando o problema é identificado antes do rompimento, sem que tenha ocorrido sangramentos, o risco cai para 5%.

Deixe uma resposta

Fale com a gente!