Incerteza em relação ao futuro leva empresários à exaustão

(Folha SP) – Na pandemia, a preocupação com a sobrevivência da empresa e o aumento do volume de trabalho na busca por soluções têm levado os empresários à exaustão.

Mesmo em condições normais, o empreendedor já está muito suscetível ao esgotamento, porque se sente totalmente responsável pelo sucesso do negócio, afirma a psicóloga Maria da Conceição Uvaldo, pesquisadora da USP.

“Agora, o nível de angústia aumentou. É a ansiedade de não saber o futuro e ficar pensando 24horas por dia em como resolver tudo, e isso causa um desgaste emocional enorme”, alerta a psicóloga.

Segundo ela, é importante tentar estabelecer uma rotina, mesmo com todas as dificuldades. “Neste momento, é muito difícil falar para uma pessoa “fique tranquila”, porque ela não vai ficar, mas ela precisa se cuidar”.

Em muitos casos, é necessário buscar ajuda psicológica. Existem, inclusive, atendimentos psicológicos virtuais gratuitos disponíveis nesse momento de crise. “Você não que necessariamente sair melhor da pandemia, tem que sair viva”, afirma a professora.

Deixe uma resposta

Fale com a gente!