O mundo pós-covid-19

O caderno Ecoa, do Uol, ouviu especialistas das mais diferentes áreas

para ajudar a desenhar a cara do futuro que nos espera após a pandemia.

A seguir, um resumo com os principais temas abordados.

Por Mariana Castro

Tecnologia e Tendências

Líderes terão de pensar como futuristas

Líderes precisarão ouvir sinais fracos de novas tendências ou tecnologias. Sinais fracos têm potencial de transformar negócios, a sociedade e a vida em geral. Quando avanços em genética combinarem com robótica, inteligência artificial e computação quântica, esses sinais vão definir a extensão das nossas possibilidades futuras à medida em que forem amplificadas

Pascal Finette e Jeffrey Rogers

 

Comportamento

 Um mundo mais feminista?

É do desamparo vivido desde a sobrevivência durante a pandemia que exploro a possibilidade de maior circulação de valores feministas pós-pandemia, como o cuidado e a interdependência.

As proporções de adoecimento da pandemia, com a pausa imposta à economia das circulações públicas das pessoas e bens, escancarou como somos seres interdependentes e sobreviventes pelo cuidado.

Débora Diniz

 

Ciência e Saúde

A ciência ganha credibilidade

As pessoas não tinham muita ideia do que faz um cientista. A pandemia revelou nosso trabalho. Todos esperam por uma vacina para o Covid-19 e querem saber sobre tratamentos para a doença.

Está nas mãos dos cientistas trazer essas soluções, essas respostas.

Empresários e governos investem demais em entretenimento, em futebol. Mas podemos sobreviver sem futebol, não é essencial. Respirar é essencial.

Jaqueline Goes de Jesus

 

Meio Ambiente e Biomimética

Um mundo que funciona

As restrições impostas levantaram o véu da sociedade moderna. Podemos ver quão cegos estávamos para o poder de destruição de nosso comportamento. A desaceleração é oportunidade única de refletir sobre o que valorizamos. A pandemia despertou nossos anseios por comunidade, conexão e acesso à natureza.

Podemos definir novas normas culturais que valorizem o bem-estar e o ecossistemas que nos apoiem.

Dayna Baumeister

 

Tecnologia de Análise de Dados

Pandemia vai acelerar cultura analítica

Não estamos preparados para lidar com tanta informação. Protocolos de saúde global sucumbem com a velocidade do vírus. O futuro do trabalho chegou de um dia para o outro, e as pessoas saíram dos escritórios sem expectativa de quando voltar, assumindo suas próprias casas como extensão das empresas. Precisamos treinar habilidades analíticas desde a nossa infância.

Ricardo Cappra

Deixe uma resposta

Fale com a gente!