O que você espera do seu contador? Recomendações para melhorar o negócio

Por Eduardo Coimbra – diretor da Contratus

 O segundo tema mais relevante, apontado pelos empresários em relação às suas expectativas sobre os serviços contábeis, foi obter “recomendações para melhorar o negócio”: é o que 79% dos empreendedores ouvidos pelo Sebrae responderam em pesquisa nacional. O assunto mais votado foi planejamento tributário, com 84%.

Essa manifestação demonstra a importância do contador, e da contabilidade, na vida das empresas. Muitas vezes, de posse dos números e das informações contábeis, acabamos por conhecer o negócio dos clientes tão bem ou até melhor do que o próprio dono, pois é da nossa profissão a familiaridade na análise de dados e indicadores.

Por isso, quanto mais estreita a parceria entre o empresário e seu contador, tanto melhor será a gestão empresarial. Faz parte da contabilidade essa característica de assessoria e consultoria: é uma função nossa. Porém, nem todos empreendedores veem assim os seus contadores, o que faz com que deixem de contar com a expertise e a qualificação profissional daqueles que muito lhes podem auxiliar.

A contabilidade consultiva é uma realidade. Nós contadores dispomos de ferramentas de análise que contribuem de maneira efetiva ao crescimento e sucesso empresarial. Muitos empresários, como mostra essa pesquisa, ainda não se utilizam de todo o potencial e da capacidade dos seus contadores.

 

Deixe uma resposta

Fale com a gente!