Qual é o papel do líder em momentos de crise?

Após o término da pandemia, a visão criada sobre como cada líder lidou com essa situação irá acompanhar o retorno às empresas, alerta Sofia Esteves, presidente da Cia. de Talentos, em artigo no postado no LinkedIn.

Segundo ela, os líderes serão cada vez mais cobrados a terem suas posturas humanizadas e olhares voltados ao bem-estar coletivo. Eventuais “máscaras sociais” estão caindo cada vez mais rápido. Para muitos, a nova liderança exigirá uma reforma íntima.

Para a especialista em RH, em um cenário tão instável e cheio de reinvenções os líderes devem guiar todo o processo. Mais do que nunca os profissionais esperam e precisam de uma liderança que, na verdade, se importa com eles, gerando asssim mais confiança e lealdade.

“Walking the Talk”

“Walking the Talk” é o lema da nova liderança, ou seja, agir conforme o que se prega, tomar atitudes de acordo com o seu próprio discurso.

O líder inspira seus liderados através dos seus valores, exemplificados por intermédio de suas próprias ações. E esse é um importante passo para gerar conexão e estabelecer uma relação de confiança, ressalta Luciana Griebeler, também especialista em Carreira e Liderança, em outro artigo no mesmo LinkedIn.

Os colaboradores estão em busca de líderes em que possam confiar, que não apenas dizem que estão abertos a ouvir, mas que de fato estejam próximos de suas equipes, que se importem verdadeiramente com cada um dos seus liderados, que sejam transparentes e coerentes (discurso e ação).

 

Deixe uma resposta

Fale com a gente!