UnB é a 15a. melhor universidade do país e a 872a. do mundo

O desempenho, no entanto, representa uma queda da federal de Brasília no ranking das instituições brasileiras avaliadas. Na edição anterior, a UnB ocupava a 14ª colocação

(Correio) – De acordo com levantamento divulgado em abril pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, a Universidade de Brasília (UnB) é a 15ª melhor instituição do Brasil. A colocação representa uma queda em relação à edição de 2020, quando figurou no 14° lugar da lista.

Do Brasil, são 56 instituições e a que tomou a primeira colocação foi a Universidade de São Paulo (USP), que também figura na posição 105 quando comparada às instituições de todo o mundo.

A USP é seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp), também do estado de São Paulo. A instituição, que domina o 2º lugar no Brasil, aparece na 347ª colocação no ranking mundial.

Confira a tabela abaixo, ou acesse este link, para saber o desempenho de cada instituição brasileira que entrou na lista das 2 mil mais bem avaliadas de todo o mundo

Por meio de nota, a Universidade de Brasília afirmou que a mudança de colocação em relação a 2020 está, provavelmente, associada ao ingresso de outras instituições estrangeiras na avaliação, uma vez que muitas delas são oriundas de países que têm investimento robusto e crescente em ciência, tecnologia e ensino superior.

“Cabe destacar que os rankings acadêmicos avaliam diferentes indicadores, nem todos relacionados a aspectos nos quais as universidades brasileiras conseguem competir, justamente devido ao baixo investimento em CT&I”, observou.

Por fim, a nota salienta que outros rankings têm evidenciado a qualidade acadêmica da universidade, por exemplo, o Times Higher Education e o QS World University Rankings.

Harvard se mantém no topo do ranking

A Universidade de Harvard, que figura no topo da lista desde o início dos levantamentos em 2012, aparece em mais uma edição em 1° lugar. A universidade foi a única a garantir nota 100 e ficou em primeiro lugar em todos os aspectos considerados.

O ranking da CWUR tem como parâmetros quatro fatores: qualidade da educação (com peso de 25%); emprego de alunos egressos (25%); qualidade do corpo docente (10%); e performance em pesquisa (40%). Além disso, o indicador da pesquisa está dividido em quatro subcategorias: resultados das pesquisas, publicações de alta qualidade, influência e citações.

Nesta edição, instituições dos EUA dominam oito das 10 primeiras colocações do ranking. As duas restantes ficam com a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford, que são do Reino Unido.

 

Deixe uma resposta

Fale com a gente!