Philip Kotler é uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é marketing. Hoje, com 89 anos, leciona desde 1962 e já publicou 80 livros. Ele concedeu entrevista exclusiva ao site de economia 6 Minutos, do Brasil. A seguir, preparamos um resumo dos principais trechos, para você. Boa leitura!
Que desafios a pandemia trouxe para as empresas de um modo geral?
A covid-19 colocou todos em uma nova situação. A pessoa tem que ficar em casa e achar uma maneira de receber comida e outros produtos. Ela vai valorizar quem é mais confiável na entrega dos produtos. E, se perder o emprego, escolherá marcas mais baratas, mesmo com satisfação menor.
O profissional de marketing precisa reconhecer que a covid-19 impôs novas necessidades aos clientes. A empresa deve responder de acordo, com preços menores e mensagens de empatia pela nova situação do cliente.
A pandemia promoverá mudanças definitivas no marketing digital?
Muitos tiveram de ficar em casa porque perderam o emprego ou a cidade está com isolamento social. Assim, muita gente utiliza a internet para se comunicar com amigos ou aprender novas habilidades em informática.
Tudo isso significa que a covid-19 está acelerando o aprendizado de habilidades digitais. As empresas estão se dando conta de que para alcançar e vender aos consumidores que estão em casa requerem cada vez mais de dados sobre esse cliente, além da aplicação de sofisticado marketing digital.
Quando as empresas devem se posicionar diante de temas polêmicos?
As companhias que não mostrarem seus valores perderão a longo prazo. As empresas não podem se esconder de preocupações sociais sobre pobreza, mudança climática, poluição, pandemias, racismo e controle de armas. Precisam mostrar onde estão em algumas questões.
A empresa precisa ir além da conversa. A cada ano, deve apresentar para seus clientes, funcionários, acionistas e comunidades o que realmente fizeram para melhorar a vida de mais cidadãos.
O que o senhor quer dizer ao defender mais justiça econômica?
O capitalismo ainda é o melhor sistema para alcançar o crescimento econômico. Entretanto, falha na hora de compartilhar equitativamente os ganhos desse crescimento.
O capitalismo deixa a maioria dos trabalhadores no mesmo nível salarial, com a maior parte do ganho indo para os ricos.
Vou publicar novo livro chamado “Losing Our Democracy” (“Perdendo nossa democracia”), onde descrevo dez medidas para fazer o capitalismo funcionar de forma mais equitativa enquanto atinge crescimento econômico.