(Estadã0) – Vencedor do Nobel da Paz em 2006, o economista Muhammad Yunus vem propondo uma reforma no sistema econômico e social para o mundo pós-covid, que batizou de “Novo Programa de Recuperação”. Sua ideia é aumentar o empreendedorismo para substituir empregos que foram fechados e criar empresas que não tenham o objetivo de distribuir dividendos, focadas na solução de problemas da sociedade – algo semelhante ao que defendia antes da pandemia. Eles destaca, porém, que, como a economia derrapou e governos e empresas estão fazendo esforços para reacelerar a máquina, agora é o momento de mudar.
“A política deveria ser a de não voltar para aquele mundo, porque ele estava levando para o fim da existência da humanidade em função do aquecimento global, da concentração de riqueza e da invasão da inteligência artificial”, disse, em entrevista por e-mail.
Conhecido como o “banqueiro dos pobres”, por ter criado em Bangladesh um banco de concessão de empréstimo a pessoas de baixa renda, Yunus destaca que, segundo seu programa de recuperação, o Estado deve ter o papel de criar estruturas jurídicas e administrativas para apoiar empresas sociais.