Casos de covid-19 voltaram a subir e estão quase no mesmo nível de julho.
Esse cenário faz surgir a dúvida se haverá novo fechamento do comércio.
Se isso acontecer, parte das empresas está preparada.
Mas outra parte corre o risco de rodar.
(6Minutos) – Desde o início de novembro, os casos de covid-19 no Brasil voltaram a subir e estão acima do pico de julho, considerando-se a média móvel de sete dias dos novos casos diários, conforme o Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em São Paulo, o governo decidiu voltar para a fase vermelha do plano de combate ao coronavírus no período de festas de Natal e Ano Novo. Nesta fase, só funcionam sem restrições os serviços considerados essenciais.
No Rio de Janeiro, as tradicionais comemorações de fim de ano ao longo da praia foram canceladas. O mesmo aconteceu em Salvador e em outras importantes cidades brasileiras que costumam receber grande fluxo de pessoas nessa época de ano.
Diante desse cenário, muita gente passou a temer a possibilidade de um novo fechamento do comércio e das empresas no primeiro trimestre de 2021. Os setores que mais temem são, por óbvio, os mesmos que mais sofreram com a pandemia até aqui: bares e restaurantes, turismo e eventos e indústria cultural.