(Poder360) – O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, disse que a invasão ao Capitólio nesta quarta-feira, 6, foi um “ataque à democracia, aos representantes do povo e à lei, como nunca antes visto nos tempos modernos”.
“Hoje é um lembrete, um doloroso, de que a democracia é frágil”, declarou. “A cena de caos no Capitólio não representa a América. Não representa quem somos”.
Biden chamou o episódio de “desordem” e “caos”. Declarou, ainda, “me entristece ver a que ponto nossa democracia chegou: invadir o Capitólio, quebrar janelas, invadir escritórios, ameaçar a segurança, não é protesto, é insurreição”.
Mortes
Pelo menos quatro pessoas morreram durante a invasão. Uma mulher morreu baleada. Outras três pessoas morreram por “urgências médicas”, segundo informou o chefe de polícia metropolitana. Ao menos 14 policiais foram feridos. Dois estão em estado grave.
Ataque
O ataque ao Congresso ocorreu no momento em que se realizava uma sessão para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro de 2020.
O presidente Donald Trump incitou, por meio das redes sociais, “um protesto selvagem” e pediu que os manifestantes se dirigissem ao Capitólio para pressionar os congressistas pela sua perpetuação no Poder.
Seus seguidores, então, invadiram e vandalizaram o prédio, até que as autoridades conseguiram despeja-los, mais de três horas depois.
O vice-presidente, Mike Rice, que presidia a sessão, teve que ser retirado do prédio e protegido. Sua recusa em cumprir a ordem de Trump para mudar o resultado da eleição fez dele um dos inimigos dos extremistas.