Nathália, Ronfini, da agência Einstein
Após quase um ano de pandemia, o Brasil ultrapassou a marca dos 200 mil mortos pela covid-19. Nesse cenário, a imunização contra o vírus é cada vez mais urgente. Em todo o mundo, dezenas de vacinas estão sendo desenvolvidas e pelo menos oito delas já passaram pela fase três, a última antes da homologação pelas autoridades, de acordo com a OMS. Mesmo assim, muitos ainda desconfiam da segurança desses imunizantes e pretendem não se vacinar.
Até o momento, a Anvisa recebeu duas solicitações de uso emergencial: uma delas para o CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; a outra para a vacina Oxford/AstraZeneca, que será distribuída no Brasil pela Fiocruz.
Contudo, outras vacinas, como as desenvolvidas pelos laboratórios Pfizer/BioNTech, Janssen, Bharat Biorech, Moderna, Gamaleya, também estão entre as possibilidades consideradas pelo Ministério da Saúde. Segundo aponta o infectologista Luiz Vicente Rizzo, do Instituto Albert Einstein, o mais provável é que a imunização no País agregue diversas dessas opções para garantir que o máximo de pessoas sejam vacinadas mais rapidamente.
Saiba os 5 principais motivos pelos quais definitivamente deve-se confiar nas vacinas contra covid-19.
- As vacinas são seguras
- As vacinas são eficazes
- As vacinas reduzem as chances do surgimento de novas mutações
- As vacinas são fundamentais para o controle da covid-19
- Não é apenas uma escolha individual, o futuro da humanidade depende disso