“Você já me disse isso”: contar sempre a mesma história é sinal de doença?

        • Há vários motivos que envolvem a repetição de uma mesma história
        • Pode ser que a pessoa tenha muita dificuldade de escuta, ocupando todos os espaços com as próprias falas e histórias
        • Causa também pode ser uma doença, como TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) ou até mesmo TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)

(Uol) – Você conhece alguém repetitivo? É aquela pessoa que sempre diz e pergunta as mesmas coisas, e isso às vezes após um intervalo de poucos dias ou até durante a própria conversa. Se você estiver “dívida” com essa pessoa, é até compreensível a insistência para reforçar a pendência. Porém, se não forem casos típicos de “mãe, já vou lavar a louça, não precisa me cobrar”, existem outras inúmeras hipóteses.

Há pessoas que repetem as mesmas narrativas porque não se sentem ouvidas ou não foram mesmo ouvidas. Há também outras que entendem que precisam repetir o que dizem porque acham que não foram suficientemente claras ou porque possuem pouco repertório e acabam valorizando determinados assuntos que julgam serem relevantes.

“Ou porque essas pessoas têm muita dificuldade de escuta, aí ocupam todos os espaços com as próprias falas e histórias”, diz Carla Guth, psicóloga especializada em neuropsicologia.

Quem fala bastante e com diversas pessoas e faz muita alusão ao passado também pode acabar repetindo as mesmas histórias várias vezes, sem se dar conta, porque nem se lembra mais para quem já as contou, acrescenta a psicóloga. Mas há causas maia sérias.

Insistir no mesmo assunto também pode estar relacionado a problemas como TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), insegurança constante (o assunto não sai da cabeça), personalidade obsessiva (a pessoa é repetitiva por querer corrigir os outros, que considera estarem errados) ou até mesmo TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que quando não é tratado pode levar à depressão, a vícios e tiques.

Deixe um comentário

    Fale com a gente!