Real desvalorizado se descola de moedas de outros emergentes

(Poder360) – O risco fiscal e as incertezas sobre a trajetória da dívida pública brasileira fizeram o real se descolar das moedas de outros países emergentes. Fechou as R$ 5,37 nesta quarta-feira, 3, e está fora da curva de 16 moedas de outras nações, segundo levantamento da agência classificadora de risco Autin Rating, feito com exclusividade para o Poder360.

A trajetória contrária do real com as outras divisas começaram depois de março de 2020, período em que houve mais incertezas em relação à pandemia de covid-19. Com a evolução do período de isolamento, incentivos fiscais e, mais recentemente, as vacinas contra o coronavírus, as moedas voltaram a se valorizar frente ao dólar.

Para fazer a comparação, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, utilizou dados de 16 países emergentes que representam 76,7% do PIB do grupo de países. Ao todo, são 151 países classificados nestas condições, segundo o FMI.

Enquanto o real desvalorizou 38,8% de 2 de janeiro de 2018 a 3 de fevereiro de 2021, a cesta de moedas anotou desvalorização de 7,6%. De março de 2020 até esta quarta-feira, 3, o real recuou 15,9%. As moedas dos emergentes tiveram alta de 1,6% no período.

Deixe um comentário

    Fale com a gente!