GDF avalia abrir comércio semana que vem com carga horária menor

Metrópoles – O Governo do Distrito Federal (GDF) deverá reabrir o comércio na próxima semana, segundo o anúncio do governador Ibaneis Rocha, na manhã desta quinta-feira (18/3). De acordo com o chefe do Executivo local, o índice de transmissão da Covid-19 na capital tem baixado e está, atualmente, em 0,99.

Segundo Ibaneis, a ideia é reabrir as atividades econômicas, mas com horários de funcionamento reduzidos. “A expectativa é voltar com o comércio na próxima semana, mas isso vai depender muito dessas taxas que nós estamos analisando. Eu tenho uma perspectiva de retornar na próxima semana, nem que seja com uma carga horária menor, para que a gente tenha pelo menos um público em funcionamento, colocando as pessoas novamente para trabalhar, com toda fiscalização necessária”, disse, durante visita ao posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.Ainda conforme o governador, as equipes do Executivo local farão reuniões, nos próximos dias, a fim de analisar números da Covid-19 no DF, antes de oficializar a reabertura. “Sabemos da responsabilidade do comércio, sabemos da responsabilidade dos shoppings centers. Todos eles trabalham com muita segurança. Agora, nós vamos avaliar primeiro os números, vamos nos reunir com a Secretaria de Saúde, com a Codeplan e com todos os técnicos para saber da segurança dessa reabertura”, acrescentou.

O titular do Palácio do Buriti ainda mencionou a taxa de transmissão do vírus, que tem caído na capital do país.

“Nós estamos felizes, porque as medidas de isolamento, mesmo que não sejam as mais restritivas como deveriam ocorrer, estão surtindo efeito. Ontem, nós diminuímos o índice de transmissão para 0,99. Estou aguardando a taxa de hoje, para saber se continua descendo. Isso nos traz uma perspectiva muito boa, no sentido de diminuir a quantidade de internações. É sinal de que nossas medidas têm surtido efeito, em especial a do toque de recolher a partir das 22h. Se continuar descendo dessa maneira, logo, logo a gente coloca os leitos de UTI atendendo toda a população”, afirmou.

Deixe um comentário

    Fale com a gente!