A crise causada pela pandemia ainda está longe do fim. Mas não é por isso que as empresas deixaram de lado as análises e o planejamento sobre como será o retorno ao local de trabalho.
Cada setor tem sua própria realidade. Mas “flexibilidade” parece ser comum a todos, independente da atividade, do mercado e até da localidade.
O site especializado em economia, 6 Minutos, conversou com Sergio Margosian, da consultoria especializada em recrutamento, Michael Page, para saber quais as pistas de como será o novo normal no pós quarentena. Veja o que ele destaca”
1. Reuniões serão mais breve e objetivas
Depois de mais de um mês fazendo reuniões por telefone ou videoconferência, as pessoas aprenderam a ser mais objetivas e evitar conversas mais longas.
2. Home office até deu certo, mas não será obrigatório
Sim, muita gente descobriu que é possível trabalhar e ser produtivo em casa. Deverá haver um equilíbrio entre dedicação presencial e o trabalho em home office.
3. Viagens serão repensadas e o dinheiro reinvestido em tecnologia
Sem dúvida um dos legados importantes da quarentena é o de que muitas viagens a trabalho podem ser substituídas por reuniões à distância por videoconferência. Esses recursos ou parte deles deverá ser investido justamente em melhorar as condições tecnológicas de cada empresa para tal comunicação.
4. Autonomia, liberdade e responsabilidade agora caminham juntas
Outro relevante aprendizado com o trabalho em casa, longe das chefias ou destas em relação aos subordinados.
5. Saber se adaptar à distância é o novo mantra
Algumas empresas e equipes já tinha a cultura de mais flexibilidade e trabalho à distância. Agora isso é regra, passou a ser um novo mantra. Quem não se adaptar à nova realidade, corre riscos.