Júlia Mendonça – Uol Economia
Nestes últimos anos estamos vivenciando a proliferação das contas digitais. Elas parecem ser boas demais para ser verdade, né? Você consegue controlar tudo pelo celular, não tem gerente ligando e oferecendo produtos e serviços indesejados e o melhor de tudo: o valor é muito mais em conta.
Cada dia aparece um banco novo trazendo ainda mais vantagens. Porém, a pergunta que não quer calar: será que devo largar de vez minha conta normal de banco e ficar apenas com uma conta digital?
Com as contas digitais dá para fazer praticamente tudo: pagar boleto, fazer TED, sacar dinheiro, receber seu salário e até investir é possível. Outra coisa boa é que a maioria oferece cartão de crédito sem anuidade, o que acaba ajudando muito o seu bolso.
Analisando apenas esses itens, parece tranquilo largar de vez um banco tradicional e migrar 100% para o digital. Porém, tome cuidado para não decidir de maneira precipitada.
Por ser digital, o atendimento costuma ser reduzido e totalmente online. Ou seja, se você tiver problemas que precisam ser resolvidos de maneira rápida e ágil, pode ser que você tenha que ficar pendurado no telefone até conseguir falar com alguém. Fique de olho, pois alguns bancos não tem atendimento 24 horas, 7 dias da semana.
Leve em consideração manter uma conta em um banco tradicional como uma reserva, utilizando apenas os serviços essenciais, e aí pode usar o seu banco digital como principal. Nos serviços essenciais dos bancos, você não paga nada para manter sua conta e ainda tem alguns serviços já inclusos e de graça.