(Uol) – Um em cada cinco trabalhadores brasileiros não recebem avaliações de desempenho feitas por seus chefes. A conclusão é da pesquisa FIA Employee Experience, respondida anonimamente por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas em todo o país, entre agosto e setembro deste ano.
A pesquisa inluia a frase “periodicamente recebo de meu chefe avaliações sobre meu desempenho”, da qual cerca de 20% discordaram. É o índice mais baixo dentre todas as assertivas relacionadas à percepção de liderança, o que significa que a falta de cultura de feedback é ponto mais crítico da liderança no Brasil.
Outros índices revelam que o trabalhador brasileiro deseja um feedback construtivo. Cerca de 88% acreditam que avaliações contribuem para seu desenvolvimento; e 92,7% afirmam que, quando solicitam orientações a seu gestor, se sentem bem atendidos.
Então, se os chefes são considerados capazes de orientar, e os funcionários querem essa orientação, por que a cultura de feedback segue deprimida no Brasil?