“Os resultados refletem como é difícil incorporar lições de educação financeira ao dia-a-dia do brasileiro. De forma macro, existe um pensamento muito enraizado de que produtos como cartão de crédito e cheque especial são uma extensão da renda, e isso leva as pessoas a não terem consciência de que estão gastando mais do ganham”, avalia Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo.

Quais têm sido os principais problemas financeiros? De um modo geral, a maioria dos consumidores já passou por alguma situação delicada com o uso do cartão de crédito. Dentre as que mais se destacam, estão questões como gastar mais do que devia (68%), parcelar a fatura do cartão (67%), estourar o limite (61%), pagar apenas o valor mínimo (58%), dentre outras.

“A pesquisa mostra que mais de 33% dos respondentes usam o cartão de crédito em todas as compras. Esse é um alerta para os consumidores, afinal, o que anteriormente era apenas uma dívida, com o cartão passam a ser duas ou três novas dívidas. É uma tendência de endividamento devido ao impacto da pandemia”, explica Bruna Allemann.

Um outro ponto importante do levantamento aponta que metade dos entrevistados afirmou que precisaram de empréstimo nos últimos 12 meses. Dentre eles, 44% conseguiram ajuda com algum conhecido e 33% negociaram o serviço com bancos.

“Na hora que um consumidor opta por um empréstimo, várias questões são levadas em consideração. Normalmente, a dívida está atrelada ao cartão de crédito e às compras como pacotes de assinatura, streamings ou outros pedidos via aplicativos, que se intensificaram na pandemia. A pessoa não enxerga que aqueles débitos de R$ 10 ou R$ 20 se tornam uma conta fixa de R$ 300 no final do mês”, exemplifica Allemann.