Dia das Crianças

(Uol) – Nossa Senhora, Aparecida, que aparição oportuna. Mas já adianto que comemorar o Dia das Crianças em 12 de outubro não tem nada a ver com o feriado em homenagem à sua xará padroeira de nossa mãe gentil. Celebrar a data neste dia, aliás, é exclusividade nacional e foi obra de uma canetada.

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs a criação do Dia da Criança inspirado em um evento ocorrido em 12 de outubro, só que do ano anterior – o Congresso Sulamericano da Criança rolou em 1923, no Rio de Janeiro, capital do país à época.

Como o presidente Arthur Bernardes só aprovou a lei em novembro de 1924, o primeiro Dia das Crianças na data em que comemoramos hoje só aconteceu em 1925. Mas sabem como é: no Brasil tem lei que pega e que não pega – e essa não pegou.

Tanto foi que Getúlio Vargas quase mudou a data. Em outro decreto, de 1940, o então presidente estabeleceu que o Dia da Criança seria em 25 de março. Essa lei pegou menos ainda. Faltava, digamos, investimento para a data entrar no calendário comercial, e consequentemente, emocional dos brasileiros.

Até que, em 1955,a empresa de produtos de higiene Johnson & Johson e a fabricante de brinquedos Estrela criaram a tal de Semana do Bebê Robusto. Quem comprasse produtos das empresas podia enviar fotos de seus filhos para concorrer ao prêmio de Bebe Johnson do Ano, recebendo uma boa grana e exposição pública nos jornais e revistas da época.

O sucesso da promoção fez o comércio aderir em massa, criar a Semana da Criança e ressuscitar a lei do deputado Galdino mais de 30 anos depois de promulgada. Foi só então que o 12 de outubro virou dia de comprar presente para a criançada.

Agora, o feriado é outra história que apareceu 25 anos mais tarde, em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida. Em 1980, o presidente João Figueiredo decretou que o dia da padroeira, 12 de outubro, seria feriado nacional. Juntou o dia da santa com o dos santinhos infantis e o comércio certamente foi quem mais comemorou.

Como é no mundo?

Mas, como disse anteriormente, garotada, o 12 de Outubro dedicado às crianças é só no Brasil-sil-sil. A Conferência Mundial para o Bem Estar da Criança, realizada em Genebra, em 1925, estabeleceu que 1. de Junho seria o Dia Internacional da Criança. A data então foi adotada por vários países. Anos depois, a ONU lançou o Dia Mundial da Criança em 20 de Novembro, data em que a Declaração Universal dos Direitos da Criança entrou em vigor, em 1959.

Deixe um comentário

    Fale com a gente!