(Blog do Riella) – O diretor do Fundo de Investimento Direto Russo, Krill Domitriev, afirmou hoje, 21, que a União Química, farmacêutica brasileira responsável pela produção da vacina experimental contra covid-19 Sputinik V em solo nacional, começou a fabricar o imunizante no Brasil.
Domitriev não precisou quando a produção da Sputinik V teve início. A União Química pretendia iniciar o processo amanhã em uma planta industrial instalada em Brasília.
O diretor do fundo russo disse esperar que o pedido de uso emergencial à Anvisa caminhe “nas próximas semanas”. No sábado, a agência recusou um pedido submetido pelo russos e pelo laboratório brasileiro alegando que requisitos mínimos “não foram atingidos”.
A União Química previa o início da produção no último dia 15, o que não aconteceu. Na quarta-feira, a companhia anunciou que pretendia resolver hoje as pendências com a reguladora brasileira. A Anvisa afirmou, no sábado, que o pedido foi devolvido pela falta de autorização para a condução de ensaios clínicos fase 3, a condição em andamento no país desses estudos e questões relativas às boas práticas de fabricação.