(Jornal de Brasília) – O Governador do Distrito Federal assinou na noite de sexta-feira, 22, novo decreto que prevê a volta de Shoppings Centers na semana que vem e manteve aulas suspensas. O Decreto entrará em vigor na próxima terça-feira, dia 26.
No Decreto fica definido que as aulas em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino público e privado, no âmbito do Distrito Federal, continuam suspensas. E define que as unidades da rede privada de ensino poderão adotar a antecipação do recesso ou férias, a critério de cada um.
Os shoppings centers e centros comerciais ficam autorizados a funcionar das 13 as 21 horas, a partir de 27 de maio de 2020 desde que cumpram algumas determinações de segurança.
Para se manter abertos os shoppings precisarão garantir o fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel a todos os colaboradores, realizar o teste de coronavírus nos funcionários quinzenalmente e manter fechadas as áreas de recreação e brinquedoteca.
Além disso, as praças de alimentação seguirão fechadas para consumo no local. Apenas serviços de delivery estão permitidos.
Comércio aberto
O Documento também autoriza a reabertura do comércio em geral, mas continua vedada a comercialização de e consumo de insumos alimentícios no local do comércio.
Para tanto, os comerciantes também precisarão se adequar, garantindo distância mínima de dois metros entre as pessoas, uso de EPIs por parte dos funcionários, que devem trabalhar em escalas.
Segue fechado
Eventos de qualquer natureza, com exceção do Drive Thru, permanecem proibidos. Isso inclui teatros, cinemas, academias, parques, boates, museus e zoológico.