Não consegue manter o foco?

      • Em meio a um mundo caótico, conseguir hierarquizar as tarefas e concluí-las com qualidade e prazo adequados é uma habilidade que voltou a ser um grande diferencial
      • Os aspectos da tecnologia têm sido um obstáculo para manter o foco naquilo que realmente importa
      • Com disciplina e organização, é possível aprimorar a nossa capacidade de concentração e ganhar produtividade

(6Minutos) – A habilidade para fazer várias coisas ao mesmo tempo vinha sendo enaltecida como uma característica bem-vinda nos profissionais do século 21.

Até que veio a pandemia para exigir das pessoas que apliquem o velho e bom foco como estratégia para tentar dar alguma ordem e lógica ao mundo caótico em que estamos vivendo – tanto do lado de fora quanto do lado de dentro de casa, onde trabalho e atividades domésticas passaram a se fundir no cotidiano.

Nesse processo, muita gente se deu conta que está com grandes dificuldades de concentração. Certamente, ficou bem mais difícil, nos últimos anos, realizar uma tarefa do começo ao fim, sem desvios. É um desafio ainda maior para os mais jovens, que já cresceram acostumados a ter atenção diluída.

Hábitos domados

A capacidade de ter foco é essencial não apenas quando estamos diante de uma tarefa muito importante ou urgente, mas também para organizar melhor o nosso dia com o objetivo de torná-lo mais produtivo.

A principal fonte de dispersão, para a maioria das pessoas, tem sido a compulsão de checar e-mails, aplicativos de mensagens e redes sociais. Basta encontrar uma postagem ou notícia que chamou atenção, ou uma mensagem que precisa de resposta, e pronto: lá se foi o foco naquilo que estava sendo feito até então.

Charles Duhigg, autor do best-seller O Poder do Hábito, falou sobre o assunto durante evento recente. Ele definiu foco como a visualização daquilo que deve acontecer e também como uma forma de criar desafios para si. “A motivação aumenta quando nos sentimos no controle”, afirmou.

A base da teoria do autor é que somos todos comandados pelos nossos hábitos, e entender como esses hábitos funcionam para tentar “dominá-los” é a chave para as realizações.

Deixe um comentário

    Fale com a gente!