Na capital do país, a quantidade de inscritos na plataforma
proporcionalmente é maior do em que SP e RJ.
São 237 mil números cadastrados
(Metrópoles) – O Distrito Federal tem a maior proporção de números cadastrados na plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia chamadas de telemarketing de empresas de telecom e de bancos. Na capital da República, a quantidade de inscritos alcança 237 mil, o que inclui Brasília na frente de São Paulo e Rio de Janeiro em percentuais calculados de acordo com o número de inscritos.
Entre eles, 5,2% estão cadastrados na Não Me Perturbe no Distrito Federal. São Paulo é a unidade com a segunda maior proporção de números cadastrados: 4,9%. Em todo o Brasil, a média percentual de números bloqueados na plataforma é de 3%.
“O DF tem a maior taxa de adesao proporcional do país. A Não Me Perturbe é efetiva em controlar e reduzir o número de ligações indesejadas. Ela funciona para empresas de telecom e consignados de bancos, após parceria com a Febraban”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Ligações a qualquer hora e aos domingos
Após comprar um apartamento e solicitar serviço da troca de operadora de internet, a jornalista Jane Santin, 40 anos, começou a receber ligações insistentes de diversas operadoras de telefonia. “Eles ligavam às 22h, meia-noite, toda hora. Mesmo quando eu falava que já havia adquirido um pacote, eles não paravam”, contou.
Como o marido e o filho dela também recebem as mesmas ligações inconvenientes, Jane decidiu cadastrá-los também.
Bloqueio em 30 dias
As pessoas que quiserem bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing de empresas de telecom e serviço consignado de bancos devem fazer o cadastro diretamente no site da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
“Estamos aprimorando o sistema para termos um controle maior da atuação dos parceiros das operadoras. A intenção é reduzir ainda mais as chamadas, com identificação, notificação e penalidades para os chamadores mais reclamados. A sugestão de novas medidas de autorregulação para telemarketing estão sendo apresentadas a autoridades do setor”, afirmou Ferrari.
A autorregulação atua dentro de procedimentos mais modernos de regulação responsiva com o objetivo de melhorar a relação com os consumidores. Desde março de 2020, além do telemarketing, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) vem atuando em outras frentes de autorregulação, com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta. Os normativos trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários e contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes que compõem o SART.