O Pix começa a funcionar hoje

(6Minutos) – O Pix, nome do novo sistema de pagamentos instantâneos, começa a funcionar hoje, 16, para clientes de todas as instituições autorizadas a operá-lo. A pergunta que muita gente ainda se faz é para que serve o Pix. Vamos à resposta: serve para transferir dinheiro e fazer pagamentos de uma forma simples, rápida e barata.

O que é preciso para usar o Pix? Para receber dinheiro pelo Pix, você precisa cadastrar suas chaves em uma ou mais instituições. As chaves são formas de identificar sua conta com uma única informação – pode ser o número do telefone, do CPF, do CNPJ, o endereço de email ou uma chave aleatória.

Mas não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave Pix, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação.

Como isso simplifica as transferências de dinheiro? Até agora, quando alguém transferia dinheiro para sua conta, você tinha que informar vários dados pessoais, como nome completo, número da conta, da agência e do CPF. Com o o Pix, basta informar uma das chaves cadastradas e pronto.

Como o Pix agiliza os pagamentos? O sistema já fala que as transações são instantâneas. Isso significa que elas serão concluídas em questão de segundos. Outra vantagem é que o Pix não tem restrição de dia e horário para ser efetuado: ele estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.

Por que o Pix é mais barato? Não haverá cobrança de tarifas em transações entre pessoas físicas. Os bancos e instituições poderão definir taxas nas transações efetuadas por pessoas jurídicas. Alguns, como Itaú, C6 Bank, já anunciaram que não cobrarão nada nos primeiros três meses – desde que esses clientes cumpram alguns condições.

 

Deixe um comentário

    Fale com a gente!