(LinkedIn) – A Grande Recessão da última década desencadeou uma onda de empreendedorismo, já que o alto desemprego encorajava os futuros empresários a perseguir suas ideias em vez de depender de um mercado de trabalho turbulento. Podemos esperar o mesmo quando a poeira da crise da Covid-19 baixar.
Embora a pandemia tenha devastado as economias locais em todo o mundo e deixado milhões de pessoas desempregadas, ela desencadeará um renascimento empresarial.
“Vamos começar a ver mais pessoas saindo das empresas e iniciando seus próprios negócios. Talvez a um ritmo acelerado como nunca vimos antes”, destacou Lucy Chow, senadora americana, no Fórum MUndial de Investimento de Business Angels.
A transformação de empregado para empregador já começou. Com dezenas de restaurantes e varejistas fechando permanentemente, seus antigos funcionários estão abrindo pequenos comércios, criando delivery de comidas e apostando na venda de artesanato online.
No Brasil, a abertura de novas empresas cresceu durante a pandemia: só no primeiro quadrimestre de 2020, foi registrado a abertura de mais de um milhão de firmas.
Apoio
A Contratus Assessoria Contábil criou um programa para apoiar o surgimento de novos negócios. O empreendedor interessado pode acessar o site (novacontratus.com.br) e realizar gratuitamente duas das primeiras consultas prévias para iniciar o empreendimento. Acesse. Aproveite.