Saúde do DF colapsa: 97% dos leitos da rede pública estão ocupados

Metrópoles – O avanço da pandemia do novo coronavírus levou a Saúde do Distrito Federal ao limite neste domingo (28/02). Segundo dados oficiais do GDF, 97% dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) estão ocupados nos hospitais públicos. Nas unidades particulares, a ocupação é de 87%. E, neste momento, há 81 pacientes aguardando por uma vaga.

Percentualmente, há ainda uma margem disponível para internações. Mas, como existem muitos pacientes em espera, a ocupação será praticamente imediata, o que incorrerá em falta de disponibilidade para novos doentes, pelo menos neste momento.

Apesar do agravamento da crise sanitária e o colapso na rede pública de saúde, um grupo numeroso de pessoas se reuniu para protestar contra o lockdown imposto desde a 0h01 deste domingo.

A Secretaria de Saúde alerta que o efeito das aglomerações de agora deve ser sentido no período entre os próximos 12 a 14 dias. O cenário fica ainda mais preocupante, segundo as autoridades, porque haverá uma sobreposição de eventos que geraram a aglomerações e, portanto, demandará o sistema de saúde.

“Essas aglomerações podem proporcionar uma ampliação do quantitativo de contaminados. Então, entramos no mês de março com uma preocupação muito grande”, alertou.

Deixe um comentário

    Fale com a gente!