(6Minutos) – Sua agência está lotada? Não consegue mais falar com o seu gerente? Os funcionários do banco não deixam você sequer entrar na área de caixas? Calma, a culpa não é deles. A estratégia de redução de agências e demissão de funcionários combinada com as medidas de combate ao coronavírus pode explicar quase todas as dificuldades de atendimento presencial.
“O problema é que todos os bancos ficaram parecidos com a Caixa, com filas imensas e demora no atendimento”, afirma João Augusto Salles, analista do setor bancário.
Isso aconteceu, principalmente, porque o número de clientes por agência explodiu com o fechamento de várias unidades, sobrecarregando os funcionários que assumiram novas carteiras.
De setembro de 2019 a setembro de 2020, os cinco maiores bancos do país fecharam cerca de 1.200 agências. O motivo é a busca pela eficiência e redução de despesas fixas como aluguel de imóveis, contratação de segurança e transporte de dinheiro.
Isso aumentou o número de clientes por agência em muito. O que, por sua vez, tem consequências diretas no atendimento, no tempo que cada funcionário pode dedicar ao cliente pois hoje ele tem que atender um número muitíssimo maior de correntistas.
A solução é se acostumar com os canais digitais de atendimento, não há outro jeito. E ter paciência. Porque não haverá agências, tampouco funcionários, como havia recentemente. Essa etapa presencial está superada na relação dos bancos com sua clientela.