(Valor) – O varejo encerra 2020 registrando o mais fraco desempenho de fim de ano desde 2015 e 2016, quando a recessão fez o setor encolher cerca de 7% no Natal. Associações projetam números para dezembro abaixo do verificado em anos anteriores, reflexo do encolhimento do auxílio emergencial e de uma nova onda de fechamento de lojas e de reduções de horário de funcionamento do comércio no país. Grandes varejistas já abrem a temporada de liquidações com descontos de até 80%.
O Índice Cielo do Varejo Aplicado (ICVA) mostra queda de 1,8% nas vendas em lojas físicas e no comércio eletrônico no período de 19 a 25 de dezembro em relação ao mesmo intervalo de 2019. No varejo online, que equivale a cerca de 10% do varejo total, a alta foi de 15,5% sobre 2019.
A associação de lojistas de médio e pequeno portes que operam em shopping centers, estima queda, em dezembro, entre 10 e 35% nas vendas de produtos como vestuário, calçados, acessórios, itens de perfumaria e ótica, além do setor de serviços. Os maiores recuos no varejo estão em moda e calçados (25 a 28%).