(Blog do Riella) – Volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 3,4% na passagem de julho para agosto. O indicador atingiu o maior patamar da série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, iniciada em 2000.
Foi a quarta alta consecutiva, depois dos recuos de 2,4% em março e de 16,7% em abril. de julho para agosto, cinco das oito atividades do comércio varejista tiveram alta: tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%), e combustíveis e lubrificantes (1,3%).
Houve perdas nos segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (-1,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%), e livros, jornais, revistas e papelaria (-24,7%).
O varejo ampliado que inclui materiais de construção e veículos/peças, teve crescimento de 4,6% na comparação com julho deste ano.