Confira o que abre e o que fecha no DF durante o feriado de Corpus Christi

Pelo segundo ano consecutivo, a celebração do feriado religioso não acontecerá na Esplanada dos Ministérios devido à pandemia. Para a data não passar em branco, fiéis se organizam para a montagem dos tapetes coloridos de serragem nas igrejas

(Correio) – A celebração anual de Corpus Christi, que leva milhares de pessoas à Esplanada dos Ministérios, não poderá ser realizada, pela segunda vez, devido à pandemia da covid-19, a fim de evitar aglomerações. O evento, comemorado 60 dias após a Páscoa, é conhecido pela tradicional confecção do tapete colorido feito de serragem e a procissão com velas no centro de Brasília. No entanto, os fiéis celebrarão a data de forma diferente. Em 2020, como o feriado caiu próximo ao início da quarentena, não houve nenhuma programação. Neste ano, algumas paróquias vão realizar a confecção dos tapetes nos estacionamentos e espaços abertos próximos aos templos, com a participação de poucas pessoas, respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras.

O que abre e o que fecha

Devido ao feriado, alguns serviços e setores terão horários alterados. Outros, seguem o funcionamento normal de dias úteis. O governador Ibaneis Rocha decretou ponto facultativo na sexta-feira para servidores e funcionários da administração direta e indireta do Governo do Distrito Federal (GDF). O decreto estabelece que o ponto facultativo não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, proteção urbanística, fiscalização do consumidor e limpeza urbana.

Funcionam normalmente amanhã, quinta-feira. As lojas de rua das 9h às 20h, e as dos shoppings das 10h às 22h, assim como a praça de alimentação.

Saúde
Hemocentro: não haverá atendimento amanhã. Ele será retomado na sexta-feira, das 7h15 às 18h. O agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia, e pode ser feito pela internet ou pelo telefone 160 (opção 2).

Transporte
Os ônibus operam com escala de domingo durante o feriado. Na sexta-feira, os coletivos voltam a circular com tabela normal de dia útil.
O Metrô-DF funcionará amanhã, das 7h às 19h. Na sexta-feira, no ponto facultativo, o funcionamento é normal, das 5h30 às 23h30.

Segurança
As delegacias de polícia funcionarão em regime de plantão no feriado. A Polícia Civil não vai aderir ao ponto-facultativo na sexta-feira e todas as unidades funcionarão regularmente. Os plantões seguem ininterruptos, em todas as delegacias (assim como Delegacia Eletrônica).

Amanhã e sexta-feira não haverá atendimento ao público em razão do ponto facultativo. Cerca de 30 serviços estão disponíveis no Portal de Serviços.

Lazer
O Zoológico de Brasília funcionará normalmente, das 9h às 17h. O Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) vai funcionar das 8h às 17h, com entrada até as 16h para a Ilha da Meditação, e até as 15h30 para a trilha Cristal Água. As piscinas permanecerão fechadas. Demais parques abrem normalmente.

Deixe uma resposta

Fale com a gente!