Vacinação contra gripe na rede pública de saúde começa hoje, dia 12

Campanha ocorrerá em todo o país para grupos específicos.

Quem tomou alguma dose contra a covid-19 recentemente deve esperar 14 dias para se imunizar contra os diferentes tipos de vírus influenza

(Correio) – Começa amanhã a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A ação vai até 8 de julho, e a previsão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) é vacinar 90% do público-alvo. Em algumas clínicas e laboratórios da rede privada, a campanha começou e segue até que acabem os estoques. Quem está no grupo prioritário de imunização contra a covid-19 deve ficar atento às datas, pois a recomendação da pasta é respeitar um período mínimo de 14 dias entre uma aplicação e outra.

Rede privada

Na rede privada de saúde a imunização começou e segue até que terminem os estoques. Superintendente do Sindicato Brasiliense dos Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas do Distrito Federal (SBHDF), Danielle Feitosa explica que cada unidade tem as próprias políticas de campanha. Por isso, não há dia certo para início e término da campanha. Danielle acrescenta que, como a rede pública oferece o imunizante gratuitamente para alguns grupos, quem procura atendimento particular, geralmente, são pessoas não inclusas no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. “Quem não tem direito e reconhece a importância da vacinação costuma buscar os locais particulares que a oferecem”, afirma Danielle.

Infectologista e especialista em vacinas do Exame Imagem e Laboratório, Maria Isabel de Moraes Pinto lembra que qualquer pessoa pode chegar e pedir o imunizante, mas também há possibilidade de receber a aplicação por agendamento pela internet ou em domicílio. “Como algumas pessoas preferem ficar em casa, temos o cuidado de manter a imunização em caixa térmica, para deixar a temperatura entre 2ºC e 8ºC e manter a dose segura”, explica Maria Isabel.

Além de atendimentos nos laboratórios ou em casa, o laboratório Sabin oferece a opção de vacinação drive-thru. O serviço está disponível no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, no Shopping Águas Claras e no Shopping Pátio Brasil. “É essencial cuidarmos da saúde em um momento de crise sanitária, e a vacina contra a gripe comum é a melhor forma de proteger. Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, podemos reduzir internações de quadros graves de infecção respiratória, deixando o sistema de saúde focado no tratamento dos casos de pacientes com covid-19”, ressalta Ana Rosa dos Santos, infectologista e gerente médica do Sabin Imunização.

Deixe uma resposta

Fale com a gente!