Caderneta de poupança tem pior desempenho em quase 30 anos

Se os conselhos de especialistas não forem suficientes, os dados ajudam a mostrar a dura realidade. Levantamento feito pela plataforma de informações financeiras Economatica apontou que a rentabilidade da poupança, descontada a inflação medida pelo IPCA em 12 meses, foi negativa em 6,67% no mês de julho.

Não é de hoje que a poupança está sangrando. O poupador vem sofrendo perdas de poder aquisitivo no acumulado de 12 meses desde o mês de setembro de 2020 – ou seja, o prejuízo de julho deste ano é o 11º consecutivo.

Em apenas três oportunidades foi vista uma sequência de perdas mais longa que essa. A maior delas foi a iniciada em fevereiro de 2015, quando a poupança ficou no vermelho pelos 20 meses seguintes, até setembro de 2016. Houve ainda duas outras sequências de perdas por doze meses consecutivos, uma iniciada em novembro de 2002 e a outra a partir de janeiro de 2013.

E o CDI não está em situação muito melhor, não. Sua rentabilidade em 12 meses, descontada a inflação pelo IPCA, também ficou negativa, em -6,01%. Foi o décimo mês consecutivo.

Deixe uma resposta

Fale com a gente!