Os pesquisadores acreditam que seus estudos podem influenciar políticas e percepções relacionadas ao universo corporativo no qual, não raro, os benefícios de uma barba bem-cuidada são subestimados. Sugerem, ainda, que profissionais de vendas e serviços são capazes de incrementar seu desempenho ao exibirem fotos com barba em perfis como LinkedIn e em materiais de marketing.
A força da imagem
“É claro que ser um bom vendedor não se resume a ostentar ou não uma barba, mas isso certamente ajuda a reforçar atributos masculinos bem-vistos no setor comercial, como a agressividade, além de transmitir maturidade, respeito e segurança”, diz o especialista em vendas, palestrante e sócio-fundador da OSV Treinamentos, Thiago Concer (que, coincidência ou não, é adepto da barba há tempos, ou, mais especificamente, “desde que ela começou a fechar”).
“Competência e talento à parte, qualquer aspecto ligado à aparência, como peso, roupa, cabelo etc., passa um tipo diferente de informação ao cliente, mesmo que inconscientemente. E isso prevê impacto direto na credibilidade do profissional, algo considerado imprescindível em nossa área.” Para ilustrar, o especialista cita uma recente pesquisa realizada pelo LinkedIn com empresas de comércio eletrônico, que mostra que o número de estrelas referente a cada vendedor representa o fator mais importante para a decisão de compra dos usuários.
Estética e saúde
Mais do que uma questão de percepção, o uso da barba também tem a ver com estética, uma vez que disfarça as imperfeições da pele, as marcas de acne ou a falta de ângulo nas mandíbulas. E não acaba aí. Um estudo publicado na prestigiada revista Science concluiu que usar barba é sinal de boa saúde. Isso porque, historicamente, o pelo facial era terreno fértil para os parasitas, o que levava ao surgimento de infecções variadas. Desafiar esses perigos seria, leia-se, uma forma de demonstrar a fortaleza do sistema imunológico.
Boas vendas!